Blog
Tudo sobre a energia solar



Gustavo Fruet visita a Sky Sollaris em Curitiba.

Recebemos a visita do Sr. Gustavo Fruet na sede da filial da Sky Sollaris em Curitiba, na ocasião foram discutidos assuntos sobre como órgãos públicos podem viabilizar a propagação da geração de energia renovável, e o que pode ser feito para que isso aconteça.


Sobre o ICMS (Imposto Sobre Circulação De Mercadorias e Serviços) no Paraná, a gorvernadora em exercício aprovou a isenção para 48 meses assim como em Santa Catarina, enquanto nos outros estados a isenção do ICMS sobre a energia produzida é efetiva sem data limite. Esta isenção total era esperada também pelo setor no Paraná mas não aconteceu.


Também foram pauta formas de viabilizar financiamentos públicos que proporcionem a expansão do mercado de energia renovável. Hoje, temos uma quantidade de linhas de financiamentos ampla, porém, não são suficientemente atrativas para o mercado. A linha de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é uma opção cara por causa da obrigatoriedade do FINAME da mercadoria, ou seja, para conseguir ser financiável o produto precisa ser 60% nacional, isso encarece o sistema de geração de energia fazendo com que muitos deixem de investir, pois a um aumento significativo nos preços em até 40%.


O ex-prefeito estará participando de uma nova reunião com integrantes do setor no estado do Paraná (a reunião irá ocorrer no próximo mês na Sky Sollaris), onde buscará as necessidades do setor, e a contribuição com opiniões para que ele possa levá-las as esferas do poder público, incluindo a possibilidade de proporcionar um financiamento por banco público com a taxa de juros mais atrativas, que já é realidade no nordeste do Brasil, com taxas entre 4,5 e 6,6% a.a., oportunizando a todos, sejam pessoas físicas, empresas ou órgãos públicos, uma condição de um crescimento sustentável.


Demonstrando um grande interesse pelo segmento e o seu funcionamento no âmbito nacional e mais especificamente no Paraná, o ex-prefeito Gustavo Fruet também apontou que em sua gestão adquiriu carros elétricos pois sempre buscou uma gestão voltada a inovações e que é favorável ao uso de energias renováveis.


Somos uma empresa apartidária, entretanto estamos com as portas abertas para quaisquer movimentos de ordem pública as quais estejam interessadas em incentivar o uso de energia renovável.


15 de Junho de 2018