Blog
Tudo sobre a energia solar



Foto
Presidente é a favor da tarifa zero para energia solar

A taxação da energia solar foi tema de uma conversa entre o presidente Jair Bolsonaro e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). O presidente afirmou hoje, seis de janeiro de 2020, por meio de um perfil em mídia social, que será colocado em votação um projeto de lei em regime de urgência proibindo a taxação da energia solar. 

Bolsonaro afirma ser contra taxar a energia solar e a favor da “tarifa zero”. “Está uma comoção nacional sobre taxar energia solar. Resolvi ontem (domingo) a questão. A decisão é minha. Nenhum ministro, nenhum secretário, ninguém mais fala no assunto”, afirmou ele em encontro com jornalistas no Palácio da Alvorada em seis de janeiro de 2020. ( Link: http://twixar.me/c2JT )

Em um vídeo publicado na mesma mídia social no domingo (cinco), Bolsonaro disse que a decisão seria da Aneel ( Link: http://twixar.me/M2JT )  

Caso aprovada, a não taxação da energia solar favorece a geração de energia limpa por fontes renováveis e com retorno econômico para quem investe em sistemas fotovoltaicos. Assim, empresas e pessoas físicas que estavam esperando para implantar a própria usina podem tirar seus planos da espera e colocá-los em prática. A CEO da Sky Sollaris do Brasil, Adriana Rosa, destaca que a geração distribuída de energia é para todos, e precisa de incentivos para crescer. “É algo novo e com benefícios ao usuário, tanto no quesito ambiental quanto na área econômica. Neste momento, os envolvidos na geração distribuída precisam lutar pelos direitos de cada cidadão produzir sua própria energia. O Sol está aqui, disponível e gratuito. Por quê taxar?”.

Para saber mais sobre toda a movimentação em nível nacional em reação à taxação da energia solar, leia mais esse post em nosso blog.


Assessoria de Comunicação Sky Sollaris

06 de Janeiro de 2020