Blog
Tudo sobre a energia solar


Consumo consciente de energia durante o verão

Janeiro, verão e férias: uma combinação perfeita! As crianças, durante as férias escolares, têm muita energia para gastar em atividades diversas. Mais pessoas passando mais tempo em casa geram um consumo de energia elétrica maior nesse período e a conta de luz de quem ainda não utiliza energia fotovoltaica pode aumentar. Mas mesmo para quem já usa os sistemas de geração distribuída, não há motivos para desperdiçar. Pensando nisso, a Sky Sollaris separou alguns cuidados que você pode tomar em casa para evitar que toda a energia produzida nos painéis solares seja consumida e você possa continuar contribuindo injetando energia na rede elétrica convencional.

Alguns eletrodomésticos consomem mais energia. O uso de ventiladores, ar-condicionado, computadores, videogame e televisão são os vilões dessa época do ano, sem contar a geladeira, que é ativada mais vezes em função do ‘abre e fecha” constante.

Em relação ao ar-condicionado, dê preferência para os modelos “inverter”, que são mais econômicos. Além disso, programe o aparelho para desligar após atingir a temperatura desejada. No cômodo onde o ar estiver ligado, procure deixar portas e janelas fechadas. Em dias amenos, considere deixar o ambiente ventilando naturalmente.

Na cozinha, quanto mais vezes a porta da geladeira for aberta, mais energia ela consumirá, pois o sistema precisa ser acionado para manter a baixa temperatura interna. É importante ajustar o seletor de temperatura de acordo com o clima e também com a quantidade de alimentos armazenados, além de saber o que é preciso retirar da geladeira antes de abrir o eletrodoméstico.

Desligue aparelhos como videogames, computadores, aparelhos de TV enquanto não estiverem em uso. Se não puder desligar totalmente o computador, desligue a tela/monitor. Além disso, evite usar muitos desses aparelhos ao mesmo tempo.

O Sol nasce pra todos! Então, incentive as crianças e adolescentes a fazerem atividades ao ar livre, aproveitando a luz do dia. Além de ser revigorante, traz benefícios à saúde, como a Vitamina D. Mas, tome cuidado com a exposição excessiva entre 10h e 16h, e use protetor solar sempre que necessário.

Atividades analógicas como jogos de tabuleiro, pintura, colagem, artes com massinhas, pular corda e elástico, pega-pega, esconde-esconde, andar de bicicleta... são brincadeiras muitas vezes esquecidas e que podem trazer uma rotina diferente para as férias. Incentive atividades mais lúdicas entre os jovens!

Energia sustentável envolve pensar formas de usar os recursos disponíveis da maneira mais eficiente, evitando grandes variações de consumo. Mesmo a energia fotovoltaica, produzida naturalmente e de forma constante durante o dia, precisa ser consumida de forma consciente.


Assessoria de Comunicação Sky Sollaris

16 de Janeiro de 2020