Blog
Tudo sobre a energia solar


GD de energia solar fotovoltaica atinge 2GW no Brasil

2 gigawatts, 171,9 mil sistemas e 219 mil unidades consumidoras. Os números da energia solar fotovoltaica no Brasil crescem a cada ano. A ABSolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) anunciou, em janeiro de 2020, que o país atingiu a marca de 2 GW de potência instalada em geração distribuída de energia solar fotovoltaica, abrangendo a micro e minigeração distribuída em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais, entre outras. “Este é um marco para a geração distribuída solar”, comemora a CEO da Sky Sollaris, Adriana Rosa.

Conforme a associação do setor, 99,8% da geração distribuída no Brasil é representada pela fonte solar fotovoltaica, sendo 171,9 mil sistemas conectados à rede e 219 mil unidades consumidoras, sendo que R$ 10 bilhões foram investidos desde 2012 em todas as regiões do país. O consumo residencial é o que toma maior parte das instalações brasileiras: 72,6%. As empresas de comércio e serviços respondem por 17,8%, as propriedades rurais por 6,2% e as indústrias, 2,7%.

Mas o Sol não provê apenas geração de energia. Para este ano, a previsão é de que o setor gere também mais de 120 mil novos empregos. A ABSolar considera que a possibilidade de abertura de novas vagas pelo setor vem em ótima hora. Desde 2012, já são mais de 250 mil postos de trabalho preenchidos, a maior parte em mais de 14 mil empresas de pequeno e médio porte na área de geração distribuída.


Assessoria de Comunicação Sky Sollaris

12 de Fevereiro de 2020